sábado, 15 de setembro de 2012

O por que do integral?

http://www.blog.casaesporte.com/wp-content/uploads/integral.jpgQue a escolha pelo integral é mais saudável todos já sabemos, acho que isso não é mais um argumento convincente, já que algumas pessoas ainda tem resistência em comer o integral, ou porque nunca experimentaram ou porque experimentaram uma versão não tão palatável ou mesmo o paladar da pessoa não estava acostumado as delicias da vida, alias acho que nem é questão de só o paladar, quando você esta acostumado a ingerir alimentos integrais, o corpo pede eles, a mente inconscientemente pede por eles, já que assim conseguiremos manter a qualidade de vida e o bem estar estabelecido. É simples faça o teste: tenha uma rotina alimentar saudável, mantenha ela por uma semana, em um dia saia da sua rotina ingerindo só alimentos ricos em gorduras, açucares, tipo fast food, salgadinhos, refrigerantes, doces, ai sim, sinta sua qualidade de vida desmoronar, sua barriga inchar, a sensação de cansaço, desanimo, preguiça, aparecerem e claro dali duas horas a compulsão lhe perturbar e você ficar louco para repetir o atentado a sua saúde, virando um ciclo vicioso de desanimo, frustação, prazer e compulsão.


Mas como fazer a melhor escolha e já respondendo a questão do título desse post.
Primeiro, sabemos que os alimentos integrais contem mais vitaminas e minerais, já que passam por menos processos de refinamento, logo deveriam ser mais baratos.
Segundo, existe uma coisa chamada Índice glicêmico (que é a capacidade do alimento em elevar a taxa de açúcar no sangue), blz, ótimo, e?  E então quando ingerimos um alimento de alto indice glicemico, ou seja, que terá a capacidade de elevar rapidamente o açúcar em seu sangue, a famosa hiperglicemia, tambem estaremos, ainda bem, elevando muito a taxa de insulina, hormonio que ira rebater essa elevação, retirar esse açúcar e colaca-lo para dentro das células. Porem é justamente esses dois aumentos(hiperinsulinemia e hiperglicemia) que causam aquele desanimo, aquela sensação de cansaço que te leva ao sofá ou ao sono incontrolavel após uma grande refeição. E dependendo do horario no qual foi ingerido esse alimento de alto indice glicemico, proporcionando o pico de açúcar no sangue, você ainda terá um presente, fabricará grande quantidade de gordura e ainda acumulará principalmente na barriga. Legal né?
Por isso então da escolha do carboidrato integral, de baixo indice glicemico, de lenta absorção, que fará com que o açúcar seja liberado em sua corrente sanguínea mais lentamente, não estimulando tanto a insulina e proporcionando ou mantendo a sensação de leveza, bem estar. Além disso, estimulando a maior queima de gordura, um bom controle da sua taxa de açucar no sangue(glicemia), que também controlará hormônios de fome e saciedade, controlando ansiedade, vontade e compulsões.
Simples não?  Agora para complicar mais um pouquinho, será que todos alimentos que estão a venda e tem no rotulo o escrito INTEGRAL, seria bom ao consumo? Melhor que a versão normal seria sim, mas, sempre é necessário saber ler rótulos para fazer a melhor escolha. Questione seu nutricionista!

Procure um nutricionista que lhe ofereça esse conhecimento, esses argumentos, para que assim seguir a dieta e mudar hábitos alimentares sejam feitos de uma forma na qual voce coloca os conhecimentos, a teoria na pratica, acho que assim é muito mais fácil e prazeroso, muito diferente do "pode, não pode", de restrições ridículas e sem fundamentos ou escravidão/dependência de uma pessoa que fica atras de uma mesinha, julgando o que você come e lhe aprisionando a cardapios semanais.
Ter uma rotina alimentar e praticar exercício físico é a única saída para ter saúde e qualidade de vida. Por que vocês acham que há tantos grupos de corridas, grupos de bicicletas, academias? As pessoas estão conseguindo relacionar e encontrar o prazer prolongado na atividade física e na qualidade alimentar e não o prazer momentâneo, que é simplesmente o ato de comer em algo gorduroso ou açucarado ou ingerir álcool ou deixar o ócio e o sedentarismo tomar conta do corpo, tudo isso em excesso, parte do ciclo vicioso, de quanto menos eu faço menos quero fazer, quanto mais eu como, mais eu quero comer.

É possível mudar.

Ótimo final de semana a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria?
Sugestões, comentários, críticas e elogios escreva aqui!