quarta-feira, 11 de julho de 2012

Balão Intragástrico, o que você precisa saber.


Ola tudo bem?
Como trabalho em duas equipes multidisciplinares que utilizam o balão como estrategia para tratamento do excesso de peso e na Ultranutri - Emagrecimento Eficiente - www.ultranutri.com.br, uma das empresas que mais possui acompanhamentos de pacientes com balão intragástrico e sabendo que o temo de hoje do programa da globo - Bem Estar, falará sobre ele, reuni algumas informações pertinentes ao tratamento.

Primeiramente vamos iniciar com MUDANÇAS DE HÁBITOS.
Sim, você é o que você come e você come o que você é. Confuso? Colocarei uma imagem que exemplifica isso.


Simples? Nem tanto, porém como falei que iniciaremos com MUDANÇAS DE HÁBITOS, não basta colocarmos a prótese em nosso estomago e deixá-la "agir", quem tem que fazer a parte de mudar é o paciente e essa luta é diária. Aprender a comer, diferenciar fome de vontade de comer, lutar contra a preguiça, os velhos hábitos, a luta contra a balança, iniciar uma atividade física, enfim, mudar de vida, não é fácil para quem já tentou de tudo ou está nessa inercia há muito tempo. 

O que devemos fazer?  ATITUDE! 
Colocarei um texto do Nutricionista Gabriel Cairo Nunes explicando como se da o tratamento e em seguida algumas perguntas e resposta, além de um vídeo do Dr. Adriano Brunetti falando sobre o procedimento.
Dúvidas? Fiquem a vontade, me mandem email. Vamos iniciar a mudança hoje, só por hoje não comeremos guloseimas, refrigerante, doce, fritura!! Não deixe a gula te vencer e sinta o prazer em vence-la ao final do dia, é inigualável. 

O Balão intragastrico - estratégia de emagrecimento.

Estudo publicado pela revista científica The Lancet este ano relata que a obesidade atinge uma a cada dez pessoas em nível mundial. Gerada por fatores metabólicos e de hábitos de vida cada vez mais inapropriados, o problema já é considerado uma epidemia.

Frente ao leque de procedimentos para conter o avanço da obesidade, o balão intragástrico – método endoscópico baseado na introdução de um balão de silicone que preenche parte do espaço do estômago destinado ao alimento-, é uma opção para auxiliar a perda de peso.

Proporcionando a redução do excesso de peso, o balão é parte de um programa de emagrecimento 360º, em que à nutrição balanceada, atividades físicas e bem estar, somam para que o indivíduo mantenha suas conquistas para toda a vida.

Tendo a nutrição como peça-chave, o programa mostra que é possível comer bem, de forma prazerosa, ainda que em menores proporções. O nutricionista especialista no tratamento com balão intragástrico, Gabriel Cairo, cita que nenhum método é milagroso, mas sim um impulsionador do emagrecimento. Por isso é preciso que o paciente assuma o compromisso de todo o programa, vendo os limitadores da alimentação não como um problema, mas um aliado para o seu objetivo de emagrecimento.

O tempo necessário para mudança de hábitos é o dobro do tempo de emagrecimento, período este chamado de vigia. Segundo Cairo, a maioria dos indivíduos não sabe a diferença entre fome, vontade e saciedade, o que é aprendido durante o processo de emagrecimento. Neste período, o paciente aprende a evitar, no longo prazo, o consumo de elementos hipercalóricos, como as gorduras saturadas, o álcool e refrigerantes. Em paralelo, é estimulado a consumir mais fibras, grãos, vitaminas, minerais e proteínas, enxergando neles não apenas uma obrigação, mas uma opção também saborosa.

O nutricionista conclui que “fome o paciente não sentirá. O que pode sentir é vontade de comer, muitas vezes por impulsão dos hábitos que vinha seguindo até então. Por isso o papel do nutricionista é importante para reorganizar a rotina alimentar, orientar a ingestão de alimentos mais saudáveis de uma forma sustentada, e até mesmo gostosa, para que este hábito seja levado para o resto da vida”.
Gabriel ainda destaca que o método do balão não causa desnutrição ou perda de vitaminas essenciais para o organismo, não sendo necessária reposição extra, via suplementos. “O programa alimentar dos portadores de balão é bem balanceado, contendo uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, em doses fracionadas ao longo do dia”.

Os alimentos sugeridos dentro de proporções específicas, além de fontes de vitaminas, também desempenham papel funcional no programa, como os exemplos que profissional cita a seguir:

• Leite desnatado – ótima fonte para a suplementação óssea pela maior concentração de cálcio, também ajuda na sensação de saciedade. Tem baixo teor de gordura, que somado ao cálcio, auxilia no emagrecimento. O ideal é consumir pelo menos três copos por dia.
• Vitamina C – laranja/acerola etc. – tem efeito antioxidante e ajuda a eliminar a gordura.
• Aveia – rica em fibras solúveis, que auxiliam no funcionamento intestinal e posterga a fome.
Cairo salienta a importância de comer a cada três horas, completando pelo menos seis refeições diárias, de pequenas proporções, mastigando mais de 20 vezes cada porção. O objetivo é comer antes de sentir fome, digerir com mais facilidade e transmitir saciedade ao organismo a cada refeição.
Materia retirada de:http://www.melhoramiga.com.br/2011/07/emagrecimento-com-balao-intragastrico/

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COLOCAR O BALÃO INTRAGASTRICO.

O que é o balão intragástrico – Balão intragastrico ? 

O BIB é um balão intragástrico feito de silicone, colocado e retirado por endoscopia, preenchido com soro e azul de metileno, na proporção de 400 a 700ml, dependendo do tamanho do estômago.

Quem pode usar o balão intragástrico para emagrecer? 

Somente o médico pode indicar o balão intragástrico, ou seja, somente após avaliação médica. Ele serve como auxiliar para perda de peso para pessoas com sobrepeso e obesidade grau 1 (IMC entre 27 e 34,9). Outra indicação é para o superobeso que precisa emagrecer para alcançar condições clínicas mínimas para se submeter à cirurgia.

Qual o procedimento de colocação e retirada do balão intragástrico? 

Tanto a colocação quanto a retirada são feitas por meio de endoscopia com sedação e em ambiente ambulatorial ou hospitalar. O procedimento é o mesmo realizado para a detecção de problemas no estômago, como úlcera, gastrite etc.

Posso sentir o balão intragástrico no estômago? 

A sensação varia de paciente para paciente. Durante o tratamento pode sim ocorrer de se sentir o balão intragástrico no estômago, mas depois de um curto período de tempo se acostumará com a sensação. Lembrando que após a colocação do balão intragástrico a pessoa pode prosseguir normalmente com as atividades do dia-a-dia, inclusive exercícios físicos.

Como o balão intragástrico ajuda a pessoa a emagrecer? 

Após a colocação ele passa a ocupar um espaço no estômago, provocando uma sensação de saciedade precoce. Assim a pessoa come bem menos se sente satisfeita mais rapidamente com a quantidade de comida ingerida.

Com o que se enche o balão intragástrico? 

O balão intragástrico é preenchido de 400 a 700ml com uma solução de soro fisiológico e azul de metileno estéreis (este que serve como marcador para que qualquer possível vazamento possa ser detectado facilmente).

É possível o balão intragástrico se romper dentro do estômago? 

Nunca foi registrado nenhum caso em que o balão intragástrico tenha se rompido dentro do estômago de um paciente, porém existe uma pequena possibilidade de ocorrer, como num acidente, socos ou agressões na região do estômago.

Existe a possibilidade de acontecer algum tipo de vazamento do conteúdo do balão intragástrico? 

Embora seja extremamente rara, existe a possibilidade, mas qualquer vazamento é facilmente detectado pela presença do azul de metileno na urina do paciente. É bom destacar que o soro fisiológico e o azul de metileno que servem como preenchimento do balão intragástrico, não causam danos à saúde.

Caso haja o vazamento o que deve ser feito? 

Nesse caso, deve-se procurar o médico que realizou o procedimento para que seja feita a retirada do balão intragástrico em até 24 horas.

Quais são os efeitos colaterais do balão intragástrico? 

Nas primeiras 72 horas após a colocação do BIB – balão intragástrico é comum que se sinta enjôo e desconforto abdominal. Isso acontece porque o organismo precisa se adaptar à presença do balão intragástrico. Após esse período de adaptação, o usuário não deve sentir desconforto e pode prosseguir normalmente com as atividades do dia-a-dia, inclusive exercícios físicos, indicados pelo médico. Existem casos em que se faz necessária a internação do paciente para controle dos efeitos colaterais, para hidratação intravenosa.

Quem coloca um balão intragástrico precisa tomar algum tipo de remédio? 

Sim, durante toda a permanência do balão intragástrico, é preciso controlar a acidez do estômago com o uso constante de medicação específica indicada sempre pelo médico que acompanha o tratamento.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com o balão intragástrico dentro do estômago? 

O prazo máximo de permanência do balão intragástrico dentro do estômago é de seis meses.

Após o tratamento de seis meses, caso o paciente queira colocar outro balão intragástrico, é possível? 

Sim, caso o paciente queira colocar outro balão intragástrico após o término do tratamento, é necessário um período de resguardo - definido pelo médico – para colocar outro.

Como se comparam os resultados de perda de peso com o balão intragástrico e os de programas de dieta? 

 Os resultados não se comparam, pois são tratamentos diferentes. Lembrando que os resultados dependem da aderência do paciente ao tratamento escolhido.

Depois da retirada do balão intragástrico, a pessoa volta a engordar? 

A manutenção do peso, independente do método que se escolha para o emagrecimento, depende de disciplina. O ideal é que, durante os meses de tratamento com o BIB - balão intragástrico, a pessoa siga orientações de profissionais (Endocrinologistas, Nutrólogos, Nutricionistas) para uma reeducação alimentar e, adquira hábitos mais saudáveis de alimentação, bem como atividades físicas, pois é isso que vai garantir a manutenção do peso depois da retirada do balão intragástrico.


É preciso fazer acompanhamento médico durante o tratamento? Com quem? Quantas vezes? Por quê? 

Enquanto a pessoa estiver com o balão intragástrico, ela precisa sim de um acompanhamento multidisciplinar que faz parte do tratamento. Isso inclui acompanhamento profissional na área: nutricional, endocrinológico, psicológica e de atividade física. A equipe médica é quem determinará a frequência desse acompanhamento, pois o apoio da equipe, aliado a aderência do paciente é de extrema importância para o melhor resultado do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria?
Sugestões, comentários, críticas e elogios escreva aqui!