quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia mundial de combate a obesidade

Vamos Lutar contra essa doença!
Uma vez minha professora, Eliana Louzada, da minha pós graduaçao disse o seguinte "Diga sim ao obeso e não a obesidade" enfatizando a necessidade de melhorarmos a forma pela qual essas pessoas são tratadas.

O obeso não é preguiçoso siplementes porque tem menos força de vontade que o magro, isso se da também pelo fato que  ele tem que carregar muito mais peso que a pessoa magra.
O obeso não come mais simplesmente por gula, desejo, o metabolismo dele esta tão massacrado que a produção de hormonios de fome esta altissima e os hormonios de saciedade nao conseguem agir 100%.  Isso não é desculpa, porém mudar a forma como vemos essa pessoa é fundamental, tratar como um doente que necessita de muita ajuda.

Conquistar uma vida que nunca obteve, saber que é possivel mudar, poder viver novamente, comprar roupas em promoçao, usar roupas de pessoas "normais", voltar a vida social, etc. São metas e realizaçoes da nova vida, do emagrecimento que queremos. Isso é também o que me motiva a estudar diariamente e o que DÁ sentido a minha profissão, poder participar do processo de mudanças e propocionar uma NOVA vida a esses doentes!!
Ótimo Feriado a todos!!

SOBREPESO E OBESIDADE - COMO REVERTER O PROCESSO?

Foto: Uma aula e tanto!!  Vale muito a pena Ler!!!!  Parabéns ao Rodolfo, sempre mostrando como devemos evoulir e sair da mesmisse. 

SOBREPESO E OBESIDADE - COMO REVERTER O PROCESSO?

Como se reverte o processo de sobrepeso e obesidade? Será que caminhadas leves associadas a dietas restritivas, com base em carboidratos, resolveria o problema? Ou a solução seria a combinação de um treinamento com pesos, associada a uma atividade aeróbica, e a uma dieta com a correta distribuição entre carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais e fibras?

Não parece óbvio que a segunda opção é a correta? Pois é, mas existe uma falta de informação gigantesca nessa área que impossibilita milhares de pessoas de atingirem seus objetivos. A questão não se resume em “o que fazer”, mas principalmente em “como fazer”.

Em academias de ginásticas, observo o obeso ser orientado a fazer apenas atividades aeróbicas. Quanto à dieta, a contagem de calorias ainda é o fator determinante. Parte-se do princípio que ingerindo menos calorias do que se gasta, ocorrerá perda de peso corporal. Não é a toa que a dieta de contagem de pontos ficou tão famosa, pois esse sistema “facilita” a contagem de calorias.

Mas será que todas as calorias são iguais? Calorias provenientes de proteínas seriam iguais a calorias oriundas de carboidratos? Ou ainda, perder peso corporal é igual a perder gordura corporal?

Independentemente do objetivo, reduzir 5 kg, 50 kg, 100 kg de gordura corporal, devemos sempre preservar a massa magra da pessoa. Para isso, atividade aeróbica associada a uma dieta restrita, baseada em contagem de calorias, não será o suficiente. Cada nutriente tem a sua devida função e característica, devendo ser distribuído na dieta de cada pessoa de maneira individualizada.

Caminhar três vezes por semana e fazer uma dieta à base de: bolacha de água e sal com margarina light e suco pela manhã; fruta ou barra de cereal nas refeições intermediárias; três colheres de sopa com arroz, meia concha com feijão, um bife do tamanho da palma da mão acompanhado de salada e suco no almoço; sopa de vegetais no jantar; e um copo de leite antes de dormir, é uma programação que poderá até lhe dar resultados à luz da balança, mas que não mudará sua composição corporal de maneira significativa.

Portanto, além de introduzir o treinamento com pesos, associado com exercícios aeróbicos desde o início do processo, algumas medidas dietéticas devem ser adotadas.

Fracione sua alimentação!

Parece simples, mas necessita de mudança de hábitos. Devemos ingerir os nutrientes adequados, distribuídos entre cinco e seis refeições ao dia. Por conveniência, sugere-se o intervalo de três horas entre cada refeição.

Ajuste a ingestão do carboidrato de acordo com seu gasto energético!

Em nosso país, os carboidratos constituem a base da nossa alimentação. Associado a um estilo de vida cada vez mais sedentário, eles vêm contribuindo para que mais da metade da população apresente algum tipo de sobrepeso, pelo simples fato de que consumimos mais energia do que gastamos. A regra é simples: o que você vai fazer nas próximas três horas?

Vai para a academia de ginástica ou fazer alguma outra atividade que proporcione maior gasto de energia? Então, você deve sim ingerir um pouco mais de carboidratos, dando preferência para boas fontes, como arroz integral, batata doce, macarrão integral, pão integral, aveia e frutas. Vai trabalhar sentado, assistir televisão ou ler um livro? Reduza a ingestão desse nutriente! Como regra simples, em dois momentos do dia, podemos ingerir um pouco mais de carboidratos: logo ao acordar e na refeição antes de praticar exercícios, principalmente se for o treino de musculação! Alguns treinadores e nutricionistas utilizam com sucesso a técnica de restringir o consumo de carboidratos antes do treinamento aeróbico quando o objetivo é reduzir a gordura corporal. Mas essa prática não deve ser realizada quando o objetivo é melhora da performance no exercício.

Consuma proteínas em todas as refeições diárias!

Em nossos hábitos culturais, não temos o costume de ingerir grande quantidade de alimentos fonte de proteínas, como carnes e ovos em alguns períodos do dia, como no meio da manhã e no meio da tarde, por exemplo. Mas para obter o resultado esperado deve-se ingerir esse nutriente em todas as refeições diárias! Portanto, o que fazer?

Se você conseguir introduzir peito de frango ou claras de ovos nas refeições intermediárias, pronto, seus problemas acabaram! Mas se você não possui esse hábito - como a maior parte da população em nosso país - podemos lançar mão da tecnologia de alimentos para isso. Em vez de utilizar apenas alimentos ricos em carboidratos nessas refeições, como bolachas, barras de cereais, frutas, coockies, bolos e pães, dê preferência para barras de proteínas ou shakes proteicos (whey protein, caseína, proteína isolada de soja, albumina). A indústria de alimentos, em breve, estará lançando no mercado opções mais práticas, como bolachas proteicas, pães proteicos, balas de goma proteicas, ou seja, será muito mais fácil ajustar o programa alimentar com essas opções.

Não elimine totalmente as gorduras da sua alimentação!

Pela simples associação da ingestão de gorduras e acúmulo de gordura corporal, muitas pessoas têm quase fobia a esse nutriente. Mas as gorduras são muito importantes na alimentação, e não podem ser totalmente evitadas. Vale lembrar os benefícios da ingestão de gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva extra virgem, abacate, nozes, amendoim, castanhas) e gorduras poli-insaturadas ômega 3 (sardinha, salmão, linhaça). Até mesmo a pequena quantidade de gorduras saturadas (presentes nas carnes, mesmo magras) também tem a sua importância. A questão está no adequado equilíbrio.

Ingira alimentos fonte de vitaminas, sais minerais e fibras!

Considero como obrigação com nossa saúde, a ingestão de legumes e verduras, excelentes fontes de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e fibras. As frutas, também possuem esses nutrientes, mas são mais ricas em carboidratos. Portanto, não podem ser consumidas sem controle. Elas devem ser vistas como alimentos fonte de carboidratos, ou seja, podem ser consumidas em alguns momentos do dia, moderadamente. Tanto para legumes e verduras, como para frutas, a preferência pelos orgânicos é sempre uma boa pedida, devido aos malefícios de pesticidas e agrotóxicos para nossa saúde.

Não se esqueça da ingestão de água!

Já me deparei com pessoas seguindo religiosamente um programa dietético e de treinamento, mas que não estavam tendo sucesso pela simples inadequação na ingestão de água. Procurem ingerir pelo menos entre 100 e 200 ml a cada hora, aumentando para entre 500 ml e 1000 ml a cada hora de exercício. Quando o objetivo é perda de gordura corporal, use sempre água pura durante o exercício, nunca ingerindo bebidas isotônicas, pois estas possuem açúcares em sua composição, reduzindo a eficácia do exercício na utilização de gordura como fonte de energia.

E quanto aos suplementos queimadores de gordura?

No tópico referente à ingestão de proteínas, já apresentei a suplementação alimentar como uma ótima opção para adequar as refeições em que a ingestão de alimentos proteicos fica limitada. Barras proteicas, caseína, proteína isolada de soja, whey protein, albumina, aminoácido líquido, dentre outros são ótimas opções para compor o programa alimentar do indivíduo com sobrepeso ou obesidade. Venho tendo grandes resultados com o uso da caseína, pois esse pó proteico apresenta uma lenta absorção pelo organismo, proporcionando uma ótima sensação de saciedade. O que não ocorre quando se utiliza frutas, barras de cereais ou bolachas nas refeições intermediárias.

No momento do exercício, o uso de alguns aminoácidos com ação anti-catabólica pode reduzir a perda de massa muscular, principalmente quando a dieta é mais restrita em calorias. Merecem destaque os BCAAs e a glutamina. Sua ingestão antes, durante e após o exercício tem apresentado resultados muito favoráveis, em dosagens entre dois e cinco gramas de BCAAS acompanhada de cinco a dez gramas de glutamina.

Antes de atividades aeróbicas, o uso entre 2000 e 3000 mg de L-carnitina associado com 100 a 200 mg de cafeína, tem apresentado bons resultados na maior mobilização de gordura corporal como fonte energética. Pholianegra, ioimbina, colina, cromo, entre outros, possuem sua eficácia. Mas posso garantir que não farão nenhum milagre se o estilo de vida não for modificado. Ou seja, considerar o horário da atividade física como se fosse uma reunião no trabalho, e as cinco ou seis refeições diárias como momentos que não podem ser negligenciados de forma alguma, são fundamentais para o alcance de bons resultados.

E os finais de semana? Posso comer o que eu quiser e gostar?

Muito cuidado com isso! Sempre recomendo para que o indivíduo se deixe levar pela dieta, independentemente do dia da semana. Acumule créditos consigo mesmo para que em uma situação de comemoração, festas, reunião com amigos e familiares, você possa comer o que quiser sem maiores culpas! Mas garanto que após várias semanas controlando a alimentação, você não se sentirá confortável ingerindo alimentos ricos em açúcares e gorduras. Isso se chama reeducação alimentar!

Para o obeso, o mais importante não é simplesmente perder peso corporal. Mas sim ter de volta sua autoestima, melhorar a qualidade de vida e a produtividade no trabalho e tarefas diárias. Acredito que nada, absolutamente nada, pode ser mais importante do que nosso bem estar.

O que você está esperando?

Viva em dieta, viva melhor!

www.rodolfoperes.com.brUma aula e tanto!! Vale muito a pena Ler!!!! Parabéns ao Rodolfo, sempre mostrando como devemos evoluir e sair da mesmisse.  

Como se reverte o processo de sobrepeso e obesidade? Será que caminhadas leves associadas a dietas restritivas, com base em carboidratos, resolveria o problema? Ou a solução seria a combinação de um treinamento com pesos, associada a uma atividade aeróbica, e a uma dieta com a correta distribuição entre carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais e fibras?

Não parece óbvio que a segunda opção é a correta? Pois é, mas existe uma falta de informação gigantesca nessa área que impossibilita milhares de pessoas de atingirem seus objetivos. A questão não se resume em “o que fazer”, mas principalmente em “como fazer”.

Em academias de ginásticas, observo o obeso ser orientado a fazer apenas atividades aeróbicas. Quanto à dieta, a contagem de calorias ainda é o fator determinante. Parte-se do princípio que ingerindo menos calorias do que se gasta, ocorrerá perda de peso corporal. Não é a toa que a dieta de contagem de pontos ficou tão famosa, pois esse sistema “facilita” a contagem de calorias.

Mas será que todas as calorias são iguais? Calorias provenientes de proteínas seriam iguais a calorias oriundas de carboidratos? Ou ainda, perder peso corporal é igual a perder gordura corporal?

Independentemente do objetivo, reduzir 5 kg, 50 kg, 100 kg de gordura corporal, devemos sempre preservar a massa magra da pessoa. Para isso, atividade aeróbica associada a uma dieta restrita, baseada em contagem de calorias, não será o suficiente. Cada nutriente tem a sua devida função e característica, devendo ser distribuído na dieta de cada pessoa de maneira individualizada.

Caminhar três vezes por semana e fazer uma dieta à base de: bolacha de água e sal com margarina light e suco pela manhã; fruta ou barra de cereal nas refeições intermediárias; três colheres de sopa com arroz, meia concha com feijão, um bife do tamanho da palma da mão acompanhado de salada e suco no almoço; sopa de vegetais no jantar; e um copo de leite antes de dormir, é uma programação que poderá até lhe dar resultados à luz da balança, mas que não mudará sua composição corporal de maneira significativa.

Portanto, além de introduzir o treinamento com pesos, associado com exercícios aeróbicos desde o início do processo, algumas medidas dietéticas devem ser adotadas.

Fracione sua alimentação!

Parece simples, mas necessita de mudança de hábitos. Devemos ingerir os nutrientes adequados, distribuídos entre cinco e seis refeições ao dia. Por conveniência, sugere-se o intervalo de três horas entre cada refeição.

Ajuste a ingestão do carboidrato de acordo com seu gasto energético!

Em nosso país, os carboidratos constituem a base da nossa alimentação. Associado a um estilo de vida cada vez mais sedentário, eles vêm contribuindo para que mais da metade da população apresente algum tipo de sobrepeso, pelo simples fato de que consumimos mais energia do que gastamos. A regra é simples: o que você vai fazer nas próximas três horas?

Vai para a academia de ginástica ou fazer alguma outra atividade que proporcione maior gasto de energia? Então, você deve sim ingerir um pouco mais de carboidratos, dando preferência para boas fontes, como arroz integral, batata doce, macarrão integral, pão integral, aveia e frutas. Vai trabalhar sentado, assistir televisão ou ler um livro? Reduza a ingestão desse nutriente! Como regra simples, em dois momentos do dia, podemos ingerir um pouco mais de carboidratos: logo ao acordar e na refeição antes de praticar exercícios, principalmente se for o treino de musculação! Alguns treinadores e nutricionistas utilizam com sucesso a técnica de restringir o consumo de carboidratos antes do treinamento aeróbico quando o objetivo é reduzir a gordura corporal. Mas essa prática não deve ser realizada quando o objetivo é melhora da performance no exercício.

Consuma proteínas em todas as refeições diárias!

Em nossos hábitos culturais, não temos o costume de ingerir grande quantidade de alimentos fonte de proteínas, como carnes e ovos em alguns períodos do dia, como no meio da manhã e no meio da tarde, por exemplo. Mas para obter o resultado esperado deve-se ingerir esse nutriente em todas as refeições diárias! Portanto, o que fazer?

Se você conseguir introduzir peito de frango ou claras de ovos nas refeições intermediárias, pronto, seus problemas acabaram! Mas se você não possui esse hábito - como a maior parte da população em nosso país - podemos lançar mão da tecnologia de alimentos para isso. Em vez de utilizar apenas alimentos ricos em carboidratos nessas refeições, como bolachas, barras de cereais, frutas, coockies, bolos e pães, dê preferência para barras de proteínas ou shakes proteicos (whey protein, caseína, proteína isolada de soja, albumina). A indústria de alimentos, em breve, estará lançando no mercado opções mais práticas, como bolachas proteicas, pães proteicos, balas de goma proteicas, ou seja, será muito mais fácil ajustar o programa alimentar com essas opções.

Não elimine totalmente as gorduras da sua alimentação!

Pela simples associação da ingestão de gorduras e acúmulo de gordura corporal, muitas pessoas têm quase fobia a esse nutriente. Mas as gorduras são muito importantes na alimentação, e não podem ser totalmente evitadas. Vale lembrar os benefícios da ingestão de gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva extra virgem, abacate, nozes, amendoim, castanhas) e gorduras poli-insaturadas ômega 3 (sardinha, salmão, linhaça). Até mesmo a pequena quantidade de gorduras saturadas (presentes nas carnes, mesmo magras) também tem a sua importância. A questão está no adequado equilíbrio.

Ingira alimentos fonte de vitaminas, sais minerais e fibras!

Considero como obrigação com nossa saúde, a ingestão de legumes e verduras, excelentes fontes de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e fibras. As frutas, também possuem esses nutrientes, mas são mais ricas em carboidratos. Portanto, não podem ser consumidas sem controle. Elas devem ser vistas como alimentos fonte de carboidratos, ou seja, podem ser consumidas em alguns momentos do dia, moderadamente. Tanto para legumes e verduras, como para frutas, a preferência pelos orgânicos é sempre uma boa pedida, devido aos malefícios de pesticidas e agrotóxicos para nossa saúde.

Não se esqueça da ingestão de água!

Já me deparei com pessoas seguindo religiosamente um programa dietético e de treinamento, mas que não estavam tendo sucesso pela simples inadequação na ingestão de água. Procurem ingerir pelo menos entre 100 e 200 ml a cada hora, aumentando para entre 500 ml e 1000 ml a cada hora de exercício. Quando o objetivo é perda de gordura corporal, use sempre água pura durante o exercício, nunca ingerindo bebidas isotônicas, pois estas possuem açúcares em sua composição, reduzindo a eficácia do exercício na utilização de gordura como fonte de energia.

E quanto aos suplementos queimadores de gordura?

No tópico referente à ingestão de proteínas, já apresentei a suplementação alimentar como uma ótima opção para adequar as refeições em que a ingestão de alimentos proteicos fica limitada. Barras proteicas, caseína, proteína isolada de soja, whey protein, albumina, aminoácido líquido, dentre outros são ótimas opções para compor o programa alimentar do indivíduo com sobrepeso ou obesidade. Venho tendo grandes resultados com o uso da caseína, pois esse pó proteico apresenta uma lenta absorção pelo organismo, proporcionando uma ótima sensação de saciedade. O que não ocorre quando se utiliza frutas, barras de cereais ou bolachas nas refeições intermediárias.

No momento do exercício, o uso de alguns aminoácidos com ação anti-catabólica pode reduzir a perda de massa muscular, principalmente quando a dieta é mais restrita em calorias. Merecem destaque os BCAAs e a glutamina. Sua ingestão antes, durante e após o exercício tem apresentado resultados muito favoráveis, em dosagens entre dois e cinco gramas de BCAAS acompanhada de cinco a dez gramas de glutamina.

Antes de atividades aeróbicas, o uso entre 2000 e 3000 mg de L-carnitina associado com 100 a 200 mg de cafeína, tem apresentado bons resultados na maior mobilização de gordura corporal como fonte energética. Pholianegra, ioimbina, colina, cromo, entre outros, possuem sua eficácia. Mas posso garantir que não farão nenhum milagre se o estilo de vida não for modificado. Ou seja, considerar o horário da atividade física como se fosse uma reunião no trabalho, e as cinco ou seis refeições diárias como momentos que não podem ser negligenciados de forma alguma, são fundamentais para o alcance de bons resultados.

E os finais de semana? Posso comer o que eu quiser e gostar?

Muito cuidado com isso! Sempre recomendo para que o indivíduo se deixe levar pela dieta, independentemente do dia da semana. Acumule créditos consigo mesmo para que em uma situação de comemoração, festas, reunião com amigos e familiares, você possa comer o que quiser sem maiores culpas! Mas garanto que após várias semanas controlando a alimentação, você não se sentirá confortável ingerindo alimentos ricos em açúcares e gorduras. Isso se chama reeducação alimentar!

Para o obeso, o mais importante não é simplesmente perder peso corporal. Mas sim ter de volta sua autoestima, melhorar a qualidade de vida e a produtividade no trabalho e tarefas diárias. Acredito que nada, absolutamente nada, pode ser mais importante do que nosso bem estar.

O que você está esperando?

Viva em dieta, viva melhor!

www.rodolfoperes.com.br

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O emagrecimento de um Nutricionista!!


 

Parte do texto que escrevi "Onde está o milagre", postado aqui semana passada, era pensando em tudo que venho fazendo e o quanto estou me esforçando para atingir meus objetivos, se eu agora sou um profissional que irei estimular habitos saudaveis, promover saúde, compartilhando meus conhecimentos e tendo que cobrar por resultados ou mudanças, tenho que ao menos mostrar que tudo que falo dá resultado e eu sou capaz também de fazer.
Espero que motive e estimule a todos!


domingo, 7 de outubro de 2012

A VIDA DE NUTRICIONISTA




Esta imagem acho que reflete a vida de todo nutricionista desde quando ele é apenas um estudante.
DESDE JÁ e DE UMA VEZ POR TODAS vamos ESCLARESCER isso. Se ter uma dieta ou um papelzinho na mão no qual fala o que você tem que comer e em quais horários resolvesse alguma coisa, os donos e os funcionários que trabalham na edição das revistinhas semanais com dietas milagrosas, seriam todos saudáveis

e magros. Além disso NÃO existiria nutricionista com excesso de peso, já que pela lei, somente este profissional poderia prescrever dietas. Então onde está o problema?
Sim É de extrema importância ter um cardápio, sua rotina organizada em horários e alimentos. Porém mais importante que isso é aprender onde estão os erros que sempre levam as pessoas a voltar aos velhos hábitos. A função do nutricionista não é somente fazer a DIETA, para isso você não precisaria deste profissional, é só digitar no GOOGLE e pronto, tem bilhões para você escolher. O NUTRICIONISTA, é um professor de hábitos alimentares e hábitos de vida saudáveis, este profissional que estudou 4 a 5 anos na faculdade e deverá continuar estudando e se atualizando para o resto de sua vida, é quem lhe esclarecerá sobre o funcionamento de seu organismo, metabolismo, técnicas mais saudáveis para a preparação dos alimentos e responderá e argumentará sobre os “PORQUES” das metas estipuladas.
• O comer de 3 em 3 horas ou o tal fracionamento, por que é tão essencial?
• Comer devagar, mastigar bem os alimentos ou simplesmente como muitos orientam, comer a salada antes, mas para que isso?
• Como se deve fazer as escolhas alimentares? A partir do que e da onde? Somente a leitura das calorias em rótulos seria suficiente?
• Por quê dar preferencia aos integrais, eles não são mais calóricos?
• O por quê da variedade de cores, prato variado e colorido.
• Como se organizar para não sair da “dieta”?
• Se tiver um contratempo, como fará para substituir os alimentos? Somente uma listinha de substituição é suficiente?
• Quando for viajar? Nos finais de semana? Em uma festa? Como se comportar?
• Como controlará suas vontades, doces, salgados, guloseimas, ingerindo agua e se mantendo calmo? Pensando no céu? No mar? No passarinho verde, Isso resolve?
• Diferenciar fome e vontade de comer.
• A atividade física é importante no processo de emagrecimento ou ganho de massa muscular?
Esses porquês, assim como tanto outros, são de fundamental importância saber a resposta, para que assim seja possível mudar seus hábitos, visualizar seus erros e sana-los, conseguindo assim valorizar as conquista e a qualidade de vida que é proporcionada por uma alimentação de boa qualidade e rotineira, além é claro sabendo controlar as vontades. Desta maneira COM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL CAPACITADO A PASSAR O CONHECIMENTO QUE ESTUDA HÁ ANOS (fisiologia, bioquímica, técnica dietética, dietoterapia, educação nutricional, entre tantas outras) chega-se a qualquer objetivo, ganho de massa muscular, perda de gordura, ou seja, bem estar e saúde.
Acho que essa sim é a FUNÇÃO DO NUTRICIONISTA e não somente fazer o seu cardápio/dieta ou lhe aprisionar semanalmente a um cardápio, onde muda-se o suco verde pelo laranja, o mamão pelo melão, a sopa pelo lanche ou grelhadinho com salada. Nada disso dá resultado a longo prazo, não se engane. Nossa função é resolver seu problema, promovendo saúde e bem estar ou você entra na escola e continua na primeira série? As coisas tem que evoluir assim como o tratamento nutricional, aprender a observar suas conquistas e colocar o conhecimento que lhe será dado em pratica para não ficar dependente de um profissional ou dietinhas da moda para o resto da vida.
O que realmente da resultado é MUDAR.
MUDAR HABITOS ALIMENTARES e quem lhe auxiliará nisso é UM BOM NUTRICIONISTA e SOMENTE UM NUTRICIONISTA.
Ótimo Domingo a todos e ótima semana!
Mude sua vida e procure um nutricionista, um professor de atividade física, faça seus exames rotineiros, CUIDE DE SUA SAÚDE, A VIDA FICA MELHOR ASSIM.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ONDE ESTA O MILAGRE?

Com pouco tempo de formado, tenho muito a estudar ainda, vejo que tudo no mundo da nutrição clínica, nutrição esportiva e nas outras áereas, para quaisquer questinamentos, a resposta quase sempre é a mesma, DEPENDE!
Tudo DEPENDE de N fatores, NAO devemos Levar nada ao EXTREMO ou ao pé da letra (como comer arroz branco engorda, comer pão engorda). O sucesso é a CONJUNTO DE FATORES, o BOM RESULTADO é a união de acertos ou DIMINUIÇÃO DE ERROS, ou seja, união de fatores bons. Tudo dependerá de qual é o obejtivo a ser alcançado.
No caso de obter-se uma ótima definição muscular ou emagrecimento (do lado bom da coisa, que é perder gordura e manutenção ou ganho de massa muscular), o ÓTIMO resultado se dá quando é adquirida uma rotina alimentar (horarios para fazer as refeições, planejamento para faze-las e não sair dessa rotina) além de acertarmos corretamente na quantidade e qualidade dos nutrientes que compoem essa rotina. Que faremos? Tentaremos diminuir os erros, pequenos erros que farão grandes diferenças, como acho que vo comer só um pedacinho disso, acho que vo comer so uma fatiazinha desse bolo, que que tem eu trocar o suco pela fruta? 1 hora a mais de intervalo nao fará diferença, ontem eu não sai da dieta, hoje eu posso colocar cobertura no meu sorvete, acho que vo troca meu lanche por um bolachinha de agua e sal...

Por isso que digo que nesse mundo de nutrição tudo DEPENDE.
Depende da pessoa, do metabolismo, do sexo, a idade, do tipo e do nivel de treinamento, de quanto tempo a pessoa se mantem em dieta, de quanto tempo já esta em uma rotina alimentar desregrada e sem qualidade, efim...

O QUE REALMENTE DÁ RESULTADO É UMA ROTINA ALIMENTAR BEM PLANEJADA (não somente no papel, mas se programar para cumprir o estabelecido) + TREINO E TREINO E TREINO.  O que eu chamo de MILAGRE!!!

Sinta esse prazer, os outros, serão somente os outros (haverão, claro, é uma delicia comer um bombom de morango, mas mais gostoso que ele, é observar que sua qualidade de vida, humor, leveza, bem estar é totalmente dependete dessa união e que seus objetivos são alcançaveis e o que basta é somente disciplina e esforço).

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Nutrição esportiva X Nutrição Sedentária



 
O nutricionista esportivo é o profissional que aplica os conhecimentos em nutrição, fisiologia e bioquímica, no esporte e na atividade física. Dentre os principais objetivos da nutrição esportiva estão à promoção da saúde, melhora do desempenho e otimização da recuperação pós-exercício.
O Homo Sapiens conquistou um planeta inteiro caminhando e não sentado assistindo televisão com um pacote de pipoca na mão. A Nutrição Esportiva deve ser para todos, porque todos necessitam fazer algum tipo de atividade física por mais moderada que seja. Nosso corpo não nasceu para ficar parado. Os adultos de hoje (que em sua maioria estão com sobrepeso ou obesos) foram crianças ativas (jogavam futebol, brincavam na rua, etc). Já o adulto dos próximos anos, é aquele que passou a infância na frente de um televisor com o joystick na mão.
O exercício físico não é um luxo, é uma necessidade. Devemos vê-lo como uma necessidade tão básica como escovar os dentes, descansar ou até mesmo se alimentar. Independente do tipo e da intensidade, devemos nos manter ativos, já que a rotina de atividade física e alimentação de boa qualidade são o grande MILAGRE para o emagrecimento e evitar doenças, portanto, todas as pessoas que praticam atividade física devem mudar seus hábitos alimentares, e assim terem orientações de um nutricionista esportivo, afinal para que possamos atingir qualquer objetivo, tão importante quanto um bom treino é a alimentação.


Listo a seguir algumas dicas básicas para iniciantes na nutrição esportiva:
IMPORTANTE – Ganho de massa muscular magra e perda de gordura são resultados de uma alimentação saudável, balanceada e freqüente (3-3hrs).
* As fontes de CARBOIDRATOS (cereais, frutas, massas, batata, mandioca, pães, etc.) são os alimentos que devem estar com maior frequência em seu cardápio, afinal, são eles que fornecem energia, disposição, dão volume aos músculos (glicogênio) e participam ativamente na recuperação do corpo após os exercícios; PREFIRA A VERSÃO INTEGRAL.
* As fontes de PROTEÍNAS (carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados, soja e feijões) também são muito importantes na construção e reparação dos músculos, entretanto, a necessidade desse nutriente é facilmente alcançada, então, não há necessidade do exagero no consumo desse grupo de alimentos;
* As fontes de LIPÍDIOS (azeite, oleaginosas, abacate, peixes gordurosos, sementes, leite integral, queijos amarelos, manteiga/margarina, frituras, carnes gordas, doces cremosos, etc.), devem estar em menor quantidade em seu cardápio, mas você nunca deve excluí-los por completo, afinal, as gorduras têm muitas funções essenciais no organismo e metabolismo, além de colaborar com o fornecimento de energia para o exercício e recuperação. Prefira sempre as fontes de gordura vegetal e peixes – gorduras boas;
* A ingestão de LÍQUIDOS é muito importante! Durante todo o dia, antes, durante e pós-atividade! Quanto mais líquidos você ingerir, melhor para seu metabolismo, rins e músculos. Fontes: água, água de coco, sopa, iogurte, leite, gelatina, etc.;
*As pessoas que praticam atividade física ficam tão preocupadas com a ingestão de proteínas, carboidratos, etc., que se esquecem das VITAMINAS E MINERAIS. Ambos são muito importantes, afinal, organizam todo o metabolismo, ajudam na queima de gordura, aumento de síntese de proteínas, formação de energia, qualidade dos ossos e órgãos e alguns são antioxidantes. Aumente seu consumo diário de alimentos frescos e naturais como: verduras, legumes, frutas, cereais, ovos, leite e derivados, sementes, carnes e aves;
* Além de todas as refeições do dia, capriche sempre nas refeições pré e pós-exercício, afinal, elas é que possuem nutrientes para: preparo do corpo para atividade, formação de energia, estoque de energia nos músculos, recuperação e construção de massa muscular magra. Se essas refeições forem deficientes o exercício será prejudicado, você irá se cansar facilmente e não terá bons resultados;
* Nunca acorde e permaneça em jejum por muito tempo, muito menos vá se exercitar em jejum. Essa medida ao invés de auxilia-lo, irá fazer com que sua “barriguinha” não desapareça.
* A dieta mostra resultados rápidos se aliada à atividade física disciplinada.
* Muito importante: tenha disciplina e força de vontade.
Bons treinos!

Fonte: Wikipedia, Nutricionista Rodolfo Peres e  ANutricionista.Com - Giovana Guido